Na postagem anterior mencionei que, até as primeiras décadas do século XX, havia uma tradição muito difundida no Brasil, segundo a qual quem trazia os presentes de Natal para as crianças era o Menino Jesus. Entretanto, nos anos vinte (do século XX) a figura de São Nicolau (*) com presenteador natalino já era comum no País, e começava a ser substituída, até rapidamente, pela de Papá Noel ou Papai Noel (como preferir, na linguagem da época ou na de hoje). Havia, por suposto, vozes em contrário, já que o velhinho que vinha do Polo Norte não se relacionava em nada às tradições natalinas tipicamente brasileiras, e é preciso lembrar que a década de vinte, tempo de ouro do movimento modernista brasileiro, foi um período de valorização da cultura nacional.
A legenda original diz: "Entrega de brinquedos às crianças pobres, no palco do Royal. Os pequenos recebiam os seus presentes das mãos de S. Nicolau." (A Cigarra, 30 de dezembro de 1915) |
Todavia, a despeito dos protestos, Papai Noel desbancou São Nicolau, que por sua vez havia ocupado, ainda que por pouco tempo, o lugar do Menino Jesus. É bem verdade que há quem afirme que São Nicolau e Papai Noel são a mesma figura, mas a mim me parece que o segundo simplesmente é retratado com algumas características do primeiro - as longas barbas brancas, por exemplo - mas cumpre um propósito bem diferente.
Ao contrário do Menino Jesus e de São Nicolau, Papai Noel não é uma figura intrinsecamente religiosa, embora associado à celebração de uma data de caráter religioso. Nem católico, nem protestante, presta-se, por isso, tão bem à apropriação capitalista dos festejos natalinos. É, por excelência, o ícone perfeito para a fúria em vender brinquedos e outros presentes, pois não está amarrado a nenhuma profissão de fé em particular - a não ser que assim consideremos a arte de vender o máximo possível, aproveitando outra construção do imaginário ocidental, o "espírito do Natal". Quem saberia dizer com exatidão o que vem a ser isso?
Porém, como não quero ficar em má situação com Papai Noel, enquanto espero meus presentes, vou colocando as velinhas no Adventskranz e até já instalei uma árvore de Natal aqui no blog...
(*) S. Nicolau de Mira, falecido a 6 de dezembro do ano 342, de quem se afirma que era muito dedicado ao cuidado das crianças, particularmente das crianças pobres.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.