quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Plutarco e a educação das crianças

Plutarco (¹), que era grego de nascimento, mas que se tornou cidadão romano (²), é famoso pelas muitas biografias que escreveu.  Talvez, quanto à veracidade das informações, não seja o mais confiável dos escritores de seu tempo, mas, ainda assim, é fonte importante, quando se trata de estudar a Antiguidade. Como filósofo, escreveu sobre temas variados, e veremos aqui algumas ideias suas quanto à educação de crianças. Para ele, quanto mais cedo um bebê começasse a ser educado, melhor seria, e comparava a questão à doma dos cavalos: "Sendo domados quando pequenos, que cavalos não se deixam, depois de adultos, montar e controlar pelos donos? Quais os cavalos não domados que, mais tarde, não são bravios e teimosos?" (³) Que bela analogia! Pela mesmíssima razão - a desejável precocidade no processo educativo - propunha que, tanto quanto possível, cada bebê deveria ser amamentado pela respectiva mãe, e não por uma ama de leite.
Ora, meus leitores, conforme já disse, Plutarco foi apaixonado escritor de biografias, e foi buscar inspiração em Licurgo, o célebre e um tanto obscuro legislador de Esparta:
"Licurgo, legislador dos lacedemônios, escolheu dois cãezinhos, filhos dos mesmos pai e mãe, e criou-os com hábitos distintos, de modo que um veio a ser preguiçoso e comilão, enquanto o outro aprendeu a ser bom farejador e caçador. Apresentou-os depois aos lacedemônios, dizendo-lhes que vissem quanto a disciplina, bons hábitos, ensino e criação adequada eram decisivos para o desenvolvimento das virtudes. "Vocês verão isto claramente" - disse ele - e apresentou-lhes os dois cães, colocando à frente deles uma vasilha com carne e uma lebre viva. Com todo ímpeto, um dos cães se atirou a comer a carne, enquanto o outro se pôs a correr atrás da lebre. Os lacedemônios não puderam, contudo, atinar quanto ao que pretendia ensinar-lhes, e assim, posto no meio deles, explicou: "Os dois cães nasceram do mesmo pai e da mesma mãe, mas foram criados de modo diferente, e foi assim que um veio a ser comilão, e o outro, caçador"." (⁴)
E Plutarco, reforçando sua posição, acrescentou:
"Convém, portanto, estabelecer regras e controlar os hábitos dos filhos desde o princípio, porque a infância é idade tenra, em que se pode moldar o que se deseja, e é na mente infantil que se inculca melhor a disciplina" (⁵).

(1) Nascido em Queroneia em c. 45 d.C.
(2) Era muito conveniente.
(3) PLUTARCO. Moralia.
(4) Ibid.
(5) Ibid. As citações de Moralia de Plutarco existentes nesta postagem foram traduzidas por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.