sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O futebol dos marinheiros em 1906

O futebol tem passado por ser, em seus primeiros anos de prática no Brasil, um esporte principalmente de estrangeiros (quase sempre de origem britânica, que estavam no País para trabalhar), de alguns imigrantes e de jovens estudantes, gente de certa posição social. Como se sabe, toda regra que se preza tem exceção. Vai aqui uma, com um jogo de futebol disputado em 1906 entre praças da Marinha. As fotos apareceram na revista carioca O Malho em 22 de setembro daquele ano (*):

Foto 1


A legenda original dizia:
"Na ilha das Cobras, Rio de Janeiro: Jogo de foot-ball pelas adestradas praças do batalhão de infantaria de marinha, sob o comando do capitão de fragata Marques da Rocha, a cujos esforços se devem os grandes melhoramentos nas instalações e disciplina a essa luzida parte das forças de mar."

Foto 2


Também de acordo com a legenda publicada em O Malho:
"Foot-ball militar - As praças do corpo de infantaria de marinha, que fizeram a partida de foot-ball no quartel da Ilha das Cobras, despertando grande entusiasmo entre os convidados que assistiram à festa comemorativa ali realizada."
Observem, leitores, que o quinto marinheiro sentado, da esquerda para a direita, segura a bola de futebol usada no jogo.

A publicidade dada ao evento mostra que jogos de futebol dessa natureza eram, ainda, uma novidade. Aqueles dentre os leitores que tiverem conhecimento dos fatores que conduziram à chamada Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, não terão dificuldade em perceber que os rapazes que jogaram essa partida há mais de um século não vinham, provavelmente, da elite dominante, ao contrário do que ocorria em relação a uma parcela considerável da oficialidade da Marinha nesse tempo. Contudo, à medida que o futebol se popularizou no Brasil, alguns dos maiores atletas da modalidade, cujas proezas se mostraram capazes de arrastar multidões aos estádios, passaram a vir das camadas sociais inferiores. Neste caso, o esporte se revelou um caminho de ascensão.

(*) O MALHO, Ano V, nº 210, 22 de setembro de 1906. As imagens foram editadas para facilitar a visualização neste blog.


2 comentários:

  1. Deste lado do Atlântico também começou por ser uma novidade elitista, jogada por estrangeiros. Incrível como se misturou no ADN ocidental, entretanto.
    Passei para desejar um doce 2020, com saúde e muita inspiração. Obrigada por me acompanhar ao longo deste ano.
    Abraço
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que 2020 seja um ano maravilhoso para todos nós!

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.