quinta-feira, 11 de julho de 2019

Montanha-russa fazia sucesso no Rio de Janeiro no final do Século XIX

"Os altos e baixos, os atoleiros e atascadeiros, consolidados com gravetos e varreduras de capinas, transformaram o caminho do bonde, naquele trecho, numa montanha-russa, com a lembrança, de um lado e outro, do espetáculo do que seriam ou do que são os caminhos do nosso interior, pelos quais nos chegam os cereais e a carne que comemos."
Lima Barreto, Clara dos Anjos

No Século XIX, montanhas-russas faziam muito sucesso entre apreciadores de diversões em cidades europeias e nos Estados Unidos. O brinquedo, que ganhara, aos poucos, certo grau de complexidade, era um pequeno desafio à coragem, sem que os usuários corressem riscos enormes. 
No entanto, leitores, a montanha-russa que hoje nos interessa foi instalada no Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil. Vejam como é interessante este anúncio (¹), publicado no jornal Semana Sportiva em 10 de março de 1900:


Seria apenas mais um anúncio, publicado, como tantos outros, para atrair clientes, não fosse este comentário, que apareceu no mesmo jornal, edição de 24 de março, também de 1900:
"Continua a constituir um sucesso colossal a montanha-russa circular do parque Eden Floresta, à rua do Riachuelo.
Em boa hora lembrou-se o Sr. Custódio de Castro de montar ali a agradabilíssima diversão, pois ela concorreu consideravelmente para quebrar a monotonia da vida fluminense." (²)
Sim, sim, é provável que o jornal estivesse fazendo, neste caso, um reforço às intenções de seu anunciante. Mas não é isso que surpreende, e sim as últimas palavras, "ela [a montanha-russa] concorreu consideravelmente para quebrar a monotonia da vida fluminense". Não é essa a ideia popular quanto ao quotidiano no Rio de Janeiro e seus arredores na época de que tratamos, como sede de governo que era, da República há pouco estabelecida.

(1) SEMANA SPORTIVA, Ano XI, nº 376, 10 de março de 1900. O original pertence à BNDigital. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.

2 comentários:

  1. Fico só a imaginar que tipo de segurança teria uma montanha russa do século XIX. Que arrepio!
    Abraço
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tudo na época, as montanhas-russas não permitiam velocidade como é possível nas do Século XXI. Ainda assim, havia riscos, e há registros de acidentes sérios no Século XIX.
      Tenha um ótimo final de semana!

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.