quinta-feira, 7 de março de 2019

O primeiro hospital de Brasília

Tenho verificado que, mesmo entre brasilienses, há muitos que não sabem que o local hoje ocupado pelo Museu Vivo da Memória Candanga foi o primeiro hospital de Brasília, com o nome de Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (*). Foi inaugurado em 6 de julho de 1957 (foto 1), para atender àqueles que trabalhavam na construção da nova capital, e desativado em 1974. O prédio principal era reservado ao atendimento de pacientes (fotos 2, 3 e 4), enquanto as casas de madeira (fotos 5 e 6), construídas ao redor, serviam como residência para as equipes de médicos e outros funcionários que ali trabalhavam. 
Assim, julgo que os leitores terão interesse em observar algumas fotos, que vêm a seguir, mostrando um pouco do que era a realidade dos que viveram e trabalharam, direta ou indiretamente, na construção da cidade que nascia em meio ao cerrado.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

(*) Presidente da República entre 1956 e 1961.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.