quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O Catetinho

Projetado em 1956 por Oscar Niemeyer, o Catetinho evidencia as características óbvias de uma construção planejada para uso temporário (inclusive pelo emprego de madeira, em lugar de alvenaria). Quem o observa, logo nota a semelhança entre ele e outros prédios, também provisórios, utilizados durante a construção de Brasília. Até que o Palácio da Alvorada fosse concluído, funcionou como residência presidencial, que Juscelino Kubitschek usava sempre que vinha acompanhar de perto as obras da nova capital. Foi chamado "Catetinho" porque, na época, o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, era a sede do Executivo federal, posição que ocupou até 1960. 
Hoje o Catetinho é um museu. O acervo não é muito grande, mas tem importância por conservar a memória de um momento significativo para o Brasil, além de objetos que eram usuais na época e que, para maioria de nós, atualmente, talvez pareçam um pouco estranhos: rádio, lampião, telefone antigo - a futura capital estava longe dos maiores centros urbanos - além de roupas e objetos de uso pessoal do presidente Juscelino Kubitschek.  As fotos darão a vocês, leitores, uma ideia do que há para ver. 

Vista geral do Catetinho

Escada para acesso ao segundo piso (fotografia infravermelha a 720 nanômetros)

Refeitório

Uma das janelas do Catetinho (fotografia infravermelha a 720 nanômetros)

Gabinete do presidente no Catetinho


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.