terça-feira, 15 de agosto de 2017

O sarampo matou muitos indígenas nos tempos coloniais

É sabido que os colonizadores que vieram ao Brasil trouxeram, involuntariamente (¹), doenças que, não sendo sempre letais entre europeus, mostraram-se desastrosas para os indígenas, levando à morte um número incalculável deles. Umas dessas doenças foi o sarampo.
Em uma biografia de caráter encomiástico, o jesuíta Manuel da Fonseca, referindo-se ao tempo em que viveu o padre Belchior de Pontes (²), observou, ao relatar uma visita feita por esse religioso a certa família que tinha muitos escravos ameríndios:
"Foi tão rigoroso em um daqueles anos o sarampo (enfermidade a que os índios de ordinário resistem pouco), que depois de ter acabado a muitos daquela casa, continuava com tal fúria, que indo a ela o padre Pontes, achou oito enfermos." (³)
Na mesma obra, mas tratando de ocasião posterior, Manuel da Fonseca escreveu:
"Deu o sarampo em casa de Guilherme Vicente, vizinho de Itapycyryca (⁴), e com tal fúria, que escapou só ele e sua mulher, pelo terem já tido em outro tempo." (⁵)
Aliado à gripe, à varíola e a outras doenças mais, o sarampo explica a alta taxa de mortalidade entre indígenas nessa época, em particular no caso dos escravizados, que, devido a tal circunstância, estavam mais expostos ao contato com os colonizadores. Montoya (⁶) estimou que uma das bandeiras de apresamento que esteve nas missões do Guayrá e Tape teria levado uns sessenta mil índios - número altíssimo, que não encontra correspondente nos registros de escravizados em São Paulo. Mesmo considerando que os ameríndios aprisionados por paulistas eram também vendidos em outras praças (⁷), é forçoso admitir que as doenças tiveram papel preponderante em eliminar etnias nativas da América, ainda que não tenham sido, para isso, o único fator.

(1) Ao menos nesse tempo; nos séculos posteriores houve casos em que, intencionalmente, doenças foram introduzidas entre indígenas, com a finalidade de despovoar regiões pretendidas para expansão agrícola.
(2) 1644 - 1719.
(3) FONSECA, Manoel da, S.J. Vida do Venerável Padre Belchior de Pontes, da Companhia de Jesus da Província do Brasil. Lisboa: Off. de Francisco da Silva, 1752, pp. 128 e 129. Reedição da Cia. Melhoramentos de S. Paulo.
(4) O padre Manuel da Fonseca queria dizer "morador de Itapecerica".
(5) FONSECA, Manoel da, S.J. Op. cit., p. 178.
(6) MONTOYA, Antonio Ruiz de S.J. Conquista Espiritual Hecha por los Religiosos de la Compañia de Jesus. Madrid: Imprenta del Reyno, 1639.
(7) No Rio de Janeiro, por exemplo.


Veja também:

2 comentários:

  1. Fiquei atónita com a sua primeira nota de rodapé. Como assim disseminar doenças intencionalmente para despovoar território. Mais um argumento para perder a fé na humanidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois foi exatamente o que aconteceu. Em alguns casos, roupas de pessoas doentes com varíola eram colocadas nas imediações de onde viviam indígenas, com a intenção de que fossem encontradas e usadas por eles, disseminando a enfermidade que os levaria à morte.

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.