quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O sistema de correios dos antigos persas

Sendo donos de um império enorme, os persas (¹) precisavam ter um sistema de correios muito eficiente - se não fosse assim, como garantir que decretos e notícias chegassem com a velocidade conveniente a cada povoação, de modo que ninguém pudesse alegar desconhecimento? Quem poderia assegurar boa administração ou zelar pela segurança das fronteiras, se os governantes civis e comandantes militares não estivessem devidamente informados do que se passava, quer perto, quer longe?
Por outro lado, ter correios eficientes pode muito bem ter ajudado nas conquistas que permitiram a formação de tão vasto império. Vejam, leitores, que, em ambos os sentidos, os bons serviços de correios foram muito úteis aos persas.
De acordo com Heródoto, nada havia, na terra, que fosse "tão ágil e veloz" quanto o sistema de correios que os persas haviam inventado, no qual sempre havia cavalos e homens de prontidão para que nenhum atraso ocorresse. Nem circunstâncias climáticas adversas, ou mesmo as horas da noite, impediam que os correios circulassem: "O primeiro dos correios passa ao segundo os comunicados que recebeu, e este ao terceiro, seguindo assim de um a outro, como acontece nas corridas de tochas por ocasião dos festejos de Hefaístos." (²)
Portanto, leitores, o sistema persa pressupunha um contínuo revezamento de homens e cavalos, que faziam, em turnos, um percurso determinado, à máxima velocidade de que eram capazes. Além disso, era preciso ter gente e cavalos descansados e prontos para a ação, assim que novas ordens chegassem.
Por esse sistema, as informações estavam longe de dar volta ao mundo à velocidade da luz; não obstante, os antigos persas, ressalvadas as limitações de sua época, demonstraram que, quanto aos correios, eram um verdadeiro modelo de competência.

(1) Levando em consideração tudo o que se sabe sobre o modo como os antigos persas eram governados, não é possível afirmar que o povo persa tenha sido grandemente beneficiado pelas conquistas empreendidas por seus monarcas.
(2) Heródoto Histórias, Livro VIII; o trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias.


Veja também:

2 comentários:

  1. Mais eficazes do que alguns sistemas de correios do século XXI, nomeadamente em África. Nem pomos a hipótese de enviar seja o que for para Angola pelo correio. As hipóteses de chegarem ao destino são diminutas.
    Abraço
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se levarmos em conta que em muitos lugares os correios estão perdendo espaço para outros meios de comunicação...

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.