domingo, 30 de janeiro de 2011

O jogador de futebol ideal

Como você definiria o jogador ideal para o seu time de futebol?
A minha opinião é que deveria ser alguém com absoluta perfeição nos fundamentos, grande habilidade com a bola e excepcional capacidade atlética. Deveria, além disso, ser capaz de cooperar plenamente com o restante da equipe, mantendo, contudo, a audácia para agir individualmente quando necessário. Seria preciso também inteligência para compreender perfeitamente as instruções do treinador, aliada à lucidez para adaptá-las às situações inesperadas que se apresentam durante as partidas. Que tal?
Pois bem, leitor, em 1919 uma senhorita também pensou em um jogador ideal, mas suas ideias eram bem diferentes das minhas. Descrevendo-se como "torcedora do Paulistano", escreveu:
"Um jogador de foot-ball, para ser querido, deve: defender com galhardia as cores do seu team como o Sérgio; ser simpático como o Mário; possuir a pose do Carlito; ser atraente como o Rubens; engraçado como o Zito; chic como o Orlande; bonzinho como o Arnaldo; possuir os sedutores olhares do Cassiano; ser delicado como o Agnelo; espirituoso como o Ferreira; e ser campeão como Friedenreich." (*)
Como se vê, não eram propriamente as valências esportivas que estavam em questão. Mas, nesse Brasil repleto de imigrantes do começo do século XX (como bem o denúncia a lista de nomes apontados), o futebol andava a encantar multidões de pessoas, que tinham razões muito diversas para comparecer aos estádios. Que o diga a leitora de A Cigarra que escreveu o trechinho acima.

(*) A CIGARRA, 1º de Dezembro de 1919.

 
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.