Estas coisas foram vistas em uma caçamba, diante de uma loja em que se vendem e consertam equipamentos de informática:
Façamos um pequeno retorno ao passado. Um anúncio publicado na revista carioca O Malho (²) em outubro de 1930, apontava para a modernização em algumas áreas - iluminação, transportes (esqueçam o óleo de fígado de bacalhau):
"- Acabo de inventar um novo sistema de fósforos...
- Bravo! E como são?
- Iguais aos outros, só que têm a cabeça no outro lado..."
À parte o aspecto cômico, parece que há nisso alguma coisa que lembra certas inovações eletrônicas de nosso tempo, não é?
(1) Assim espero.
(2) O MALHO, Ano XXIX, nº 1466, 18 de outubro de 1930. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
(3) A CIGARRA, Ano XII, nº 231, p. 43, 1º de maio de 1924. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
Veja também:
Verdade, nunca o salto da tecnologia, da ciência foi tão grande. E nem precisa ir tão longe, nos início dos anos 80 a gente usava o fax... Hoje, poucos sabem o que é isso... E se pensarmos bem, usamos nossos celulares hoje para quase tudo e, talvez, ligar para alguém seja uma das funções menos usadas... Abraços
ResponderExcluirOlá, Anita, boa noite! Acho que a preferência pelos aplicativos de mensagens em lugar do telefone vem da ideia de que mensagem a gente lê quando quer (ou quando pode), coisa que já não acontece quando o smartphone toca devido a uma chamada telefônica. Mas pode ter certeza: novas tecnologias virão, fazendo essas de hoje parecerem "das antigas".
Excluir