quinta-feira, 27 de março de 2014

O Primeiro Português que (Oficialmente) Pisou em Terra do Brasil

Não, senhores leitores, não foi Pedro Álvares Cabral o primeiro português que pisou em terra do Brasil. O comandante da esquadra lusa era bastante esperto para não correr riscos desnecessários, que pudessem, em última instância, trazer algum dano à sua gloriosa pessoa. Tinha, também, toda a autoridade para mandar alguém em seu lugar.
E o escolhido foi...
Segundo a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, o eleito para a tarefa de ser o primeiro português a desembarcar, oficialmente, em solo brasileiro, atendia pelo nome de Nicolau Coelho. Deixemos falar Caminha:
"O capitão mandou em terra a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou a ir-se para lá, acudiram pela praia homens, aos dois e aos três, de maneira que, quando o batel chegou à boca do rio, já lá estavam dezoito ou vinte."
Esse Nicolau Coelho deve ter passado uns maus instantes. Os indígenas que o viram chegar foram em sua direção já com flechas a postos em seus arcos, para alguma eventual emergência. No entanto, Nicolau Coelho lhes fez sinal para que abaixassem as armas, e - ufa! - foi atendido.


Armas indígenas, de acordo com Debret (*)

(*) DEBRET, J. B. Voyage Pittoresque et Historique au Brésil vol. 1
Paris: Firmin Didot Frères, 1834 
O original pertence à Brasiliana USP; a imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.