Inaugurada em 3 de maio de 1910, a primeira ponte de concreto armado construída no Estado de São Paulo está prestes a completar cem anos. E, é bom acrescentar, em pleno uso, como as fotos demonstram.
A ponte, com 28 metros de comprimento, está localizada na cidade de Socorro, possibilitando a passagem sobre o Ribeirão dos Machados. Foi construída pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro para facilitar o acesso à estação ferroviária de Socorro que, ao contrário do costume da época, estava algo distante do centro da cidade. Longa vida à ponte!
Não sabia deste fato histórico !! Pra mim sempre foi a "ponte do Zezé Mazolini", em referência à 'Venda de Secos e Molhados' :-), q pertencia/ou ainda pertence a família hoje.
ResponderExcluirFloriano Granconato
(um socorrense do Bairro do Brejo :-)
... Um fato interessante até anos 70's ...
ResponderExcluirComo na época poucos tinham carro na zona rural,
todos iam à cidade fazer suas compras montados em cavalos. Chegando à cidade, muitos animais eram presos sob esta ponte, ao lado da Venda do Zezé Mazolini !! :-)
Olá, Floriano, obrigada por visitar "História & Outras Histórias". Quando estive em Socorro para fazer as fotos desta postagem (exatamente antes do centenário da ponte), imaginei encontrar alguma comemoração pelo fato. Para minha surpresa, a maioria das pessoas com que falei nem sabia da data, mesmo sendo um marco importante para a engenharia no Brasil. Esta postagem foi, portanto, um modo de comemorar, "eletronicamente", o centenário.
ResponderExcluirAcho muito interessante essa observação quanto ao hábito que havia de deixar os cavalos junto à ponte. É muito importante, para a memória de uma cidade, que esses pequenos, mas significativos detalhes, sejam preservados. Transmita, por favor, meus cumprimentos à simpática cidade de Socorro. Ah, não deixe de visitar sempre este blog...
Por curiosidade de uma olhada na ponte em Piracicaba de 1875
ResponderExcluirhttp://www.ihgp.org.br/ponte-do-mirante-em-piracicaba-completa-140-anos/
Sturion Sturion, há diferenças técnicas entre as duas construções. Aquela a que você se refere é mais extensa, mas a de Socorro é formalmente reconhecida como a primeira por ter sido feita inteiramente no Brasil, sem o uso de componentes importados. Outra questão é que a construção da ponte de Socorro está devidamente documentada e tecnicamente descrita, daí o reconhecimento como a primeira. Isso vale para o Estado de São Paulo, já que no Rio de Janeiro, que na época era capital do Brasil, houve obras anteriores.
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