quarta-feira, 3 de março de 2010

Não se esqueçam da locomotiva!


Continuo minhas andanças pelos lugares de importantes entroncamentos ferroviários do passado e, recentemente, fui a Cosmópolis, mesmo já sabendo que a estação da Estrada de Ferro Funilense, que deixou de funcionar em 1960, havia sido demolida. Há, entretanto, na cidade, uma praça em homenagem aos ferroviários ("Praça dos Ferroviários") e uma locomotiva que pertenceu à Funilense que, segundo placa nela existente, foi doada pela Usina Ester para tornar-se monumento. Perfeito? Deveria ser, mas não é, ou melhor, não está.


Pela foto acima o leitor já pode notar as pichações. Mas não é só. Dentro dela, constatei todo tipo de lixo, permitindo facilmente supor o uso que dela fazem  nas horas da noite...
Tentando protegê-la, alguém colocou arames nas laterais, mas essa providência serve, como é óbvio, apenas para descaracterizar um monumento que deveria ser motivo de orgulho para a cidade. Enquanto eu fazia minhas fotos, chegaram dois jovens, da própria cidade, que também queriam fotografar a locomotiva (não sei se por trabalho escolar ou talvez para algum concurso). Ficaram decepcionadíssimos ao vê-la toda suja e pichada. Que triste!
Eu não conhecia Cosmópolis, mas algo nela me surpreendeu muito favoravelmente: o excelente estado de conservação das escolas municipais. Parabéns, por isso, aos seus administradores. Mas não se esqueçam da locomotiva!



Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.