quinta-feira, 23 de março de 2023

Sobre a idade dos cavalos

A menos que alguém seja veterinário ou criador de cavalos, dificilmente irá se importar com o estado da dentição dos equinos. Contudo, para quem viveu há mais de cem anos, esse seria um conhecimento necessário, até indispensável, quando fosse comprar cavalos, porque todo mundo precisava deles, quer para puxar carroças, coches ou carruagens, quer para o trabalho na lavoura.
Então, leitores, imaginem-se vivendo, digamos, por volta de 1890, e precisando de um cavalo novo: um catálogo de arreios, selas e outros artigos para animais de tração, publicado nos Estados Unidos, trazia o seguinte guia para quem não era um especialista no assunto, mas não queria ser enganado por um vendedor trapaceiro, na hora de adquirir um potro ou mesmo um animal adulto:

Dentição dos cavalos de acordo com a idade (¹)

Figura 1: 8 a 14 dias;
Figura 2: 2 meses;
Figura 3: 8 meses;
Figura 4: 2 anos;
Figura 5: 3 anos;
Figura 6: 4 anos;
Figura 7: 6 anos;
Figura 8: 7 anos;
Figura 9: 8 anos;
Figura 10: 9 anos.

Agricultor trabalhando a terra com cavalos (²)

(1) ____ Illustrated Catalogue & Price List of Harness and Every Article Necessary for the Horse, Stable & Carriage. New York: R. S. Luqueer & Co., 1890, p. 138. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
(2) Ibid., p. 42.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.