quinta-feira, 30 de junho de 2022

O Tenentismo e a Revolta do Forte de Copacabana

Simplificando bastante, é possível dizer que "tenentismo" é o nome dado a um conjunto de movimentos ocorridos na República Velha, em oposição ao modo como ocorriam as eleições (¹) e como o Brasil era governado, sob influência das oligarquias estaduais. Tem esse nome porque foi liderado, em grande parte, por jovens oficiais militares. 
O marco inicial do tenentismo, que se distingue de outras oposições da época devido à opção pela luta armada contra o governo, foi a chamada "revolta do Forte de Copacabana", ocorrida entre os dias 5 e 6 de julho de 1922, no Rio de Janeiro, que era, então, a capital da República. Embora completamente derrotado, esse levante trouxe à tona, para o país, questões que, de um modo geral, não eram ainda muito discutidas, e que a maioria da população, pouco instruída para a participação política, não ousava debater às claras. 
É questionável quantos foram, de fato, os integrantes dessa rebelião (²), mas não é no número que reside seu significado. Heróis? Ou apenas insubordinados, sem respeito pela hierarquia que sustenta a carreira militar? Depende do ponto de vista - seu, leitor, inclusive, que, como ser pensante, pode decidir o que julgar correto. 

Jazigo do tenente Newton Prado, um dos "18 do Forte"


As fotos abaixo mostram o túmulo e monumento (³) em homenagem ao tenente Newton Prado, um dos que morreram em decorrência da Revolta do Forte de Copacabana, e um dos chamados "18 do Forte". Está em uma praça da cidade de Leme - SP.





(1) As queixas eram justificadas. Havia mesmo fraudes escandalosas.
(2) A expressão "os 18 do Forte" foi cunhada e popularizada pela imprensa da época.
(3) Sim, as duas palavras têm, em sua origem, o mesmo significado. 


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.