terça-feira, 21 de dezembro de 2021

De que madeira eram feitas as bateias usadas por mineradores

Já vai tão longe a época da mineração colonial, que a maioria das pessoas nem faz ideia de que as bateias usadas na procura de ouro eram feitas de madeira. Mas eram, e para quem não sabe o que eram as bateias, digo que eram redondas, um pouco fundas e em formato de funil. Nelas, uma quantidade de água de um rio ou córrego aurífero era habilmente agitada, para que o ouro, separando-se de outros materiais, fosse ao fundo e, assim, recolhido pelo trabalhador.
Quanto à madeira empregada para fazer bateias, vejamos o que disse o barão de Eschwege (¹), que esteve no Brasil durante o governo joanino:
"Esses recipientes [as bateias] foram provavelmente introduzidos no Brasil pelos africanos e aperfeiçoados pelos brasileiros, que os faziam de madeira rija, maiores e de menos fundo. Empregavam sobretudo jacarandá, que não racha facilmente e resiste durante muito tempo, conservando-se sempre liso.
As bateias mais comuns, feitas de gameleira ou de figueira-brava, gastam-se facilmente com o uso. [...]" (²)
Portanto, bateias feitas de jacarandá eram melhores e duravam mais. Como tudo nas minas, deviam ser mais caras que as de gameleira ou figueira-brava. Pode-se supor que as primeiras eram as preferidas dos que recebiam uma "data", como era chamado o terreno aurífero promissor, concedido pelas autoridades coloniais aos que tinham recursos e escravos para explorá-lo. Bateias inferiores, de madeira menos resistente, porém mais fácil de trabalhar para a obtenção do formato adequado, seriam uma opção para aqueles que, fossem livres ou escravos, faiscavam ouro, ou seja, procuravam-no sozinhos e por conta própria em locais desprezados pelos grandes proprietários de minas.

(1) Especialista em minas, foi contratado para estudar o que podia ser feito para revitalizar a mineração no Brasil, que estava decadente nas primeiras décadas do Século XIX. 
(2) ESCHWEGE, Wilhelm Ludwig von. Pluto Brasiliensis. Brasília: Senado Federal, 2011, p. 272.


Veja também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.