sexta-feira, 11 de julho de 2014

Onde e como foi acomodada a nobreza que veio com D. João ao Brasil

"Para alojar os nobres que acompanhavam o príncipe regente foi preciso, por ordem do intendente de polícia, que muitos moradores das boas casas as despejassem incontinenti."
Machado de Assis, A Pianista

Tornou-se proverbial no Brasil, como verdadeiro ícone do desmando de uma autoridade, o fato de que, tendo a Família Real portuguesa (e sua muito numerosa companhia) chegado ao Brasil, e mais especificamente ao Rio de Janeiro, em 1808, foram as famílias que dispunham de boas casas sumariamente retiradas de suas habitações para dar lugar à "Corte".
No entanto, tal fato de modo algum deveria surpreender, visto que, desde o começo do Século XVII, achava-se estabelecida, formalmente, a possibilidade de que ocorresse, segundo as Ordenações do Reino, legislação máxima lusitana (só o Rei, "lei animada", estava acima dela...), de acordo com o Livro Primeiro, Título VII, § 36, que mandava pagar indenização àqueles que declarassem que, ao ser-lhes devolvido o que haviam "emprestado" à Corte, haviam constatado algum dano:
"...O dito corregedor, quando nossa Corte se houver de mudar de qualquer cidade ou vila, mande apregoar por quinze dias antes, que qualquer pessoa, a que tiverem tomadas casas ou camas por aposentadoria, que algum dano tiver recebido dos que nelas pousaram, se vá ao escrivão diante dele, que lhe vá ver os danos das ditas casas ou camas, ao qual mandamos que tanto que lhe requerido for, vá a isso. E sendo-lhe mostrado o dano que lhe fizeram, e afirmando por juramento, que lhe será dado pelo escrivão, lhe faça avaliar por dois oficiais juramentados, para lhe ser pago por mandado do dito corregedor." (¹)
Ora, senhores leitores, cabem aqui algumas breves considerações. Não me perguntem se era ou não conveniente ir alguém queixar-se de danos sofridos - o meu palpite é que, diante dos costumes da época, mais valia manter a boca fechada. Outra coisa curiosa era o hábito de fazer jurar sobre os Evangelhos, já que a gente de outros tempos, sendo muito religiosa, tinha lá seus temores de mentir nessas circunstâncias. Também não se pode dizer muito da honestidade dos dois avaliadores de danos, já que estavam, sempre e de qualquer modo, a serviço do Rei. Resta, ainda, observar o quanto devia ser pobre a tal Corte - a regra, constante nas Ordenações, não era pensada para uma eventual mudança de Continente, mas dizia respeito às viagens corriqueiras do Rei pelo pequenino Reino de Portugal, no qual Sua Majestade precisava tomar emprestadas coisas como camas para acomodar os acompanhantes. Talvez devamos supor que, na concepção da época, esperava-se que o fato de hospedar o Rei ou alguém da Corte fosse visto como uma honra inexprimível em palavras, da qual ninguém deveria ter queixas...

Aclamação de D. João VI em 6 de fevereiro de 1818 (²)
Diante do que foi dito, só se entende bem a revolta da população que, no Rio de Janeiro foi desalojada de suas habitações e espoliada de seus móveis, diante da mudança de atmosfera política que varria o mundo ocidental, malgrado a lentidão na chegada de informações. Na Europa, reis haviam, literalmente, perdido a cabeça, e a nobreza, perseguida pela "burguesia" que escalava o poder, teve de fugir para países estrangeiros, deixando para trás a vida de luxo e conforto de que até então desfrutara. Para encurtar o assunto, um acontecimento como a Revolução Francesa acabou fazendo com que, mesmo no mundo lusitano, o rei já não fosse tão amado como antes, e hospedá-lo, bem como a seus acompanhantes, podia ser um incômodo e não uma grandíssima honra.
A ocupação de casas e outros bens dos súditos estava na lei portuguesa. Se causou descontentamento é porque a própria condição da monarquia lusa já não era vista como inquestionável, como fora no passado.

(1) Ordenações do Reino, de acordo com a edição de 1824 da Universidade de Coimbra.
(2) Thierry Frères; o original pertence à Biblioteca Nacional; a imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.


Veja também:

2 comentários:

  1. Realizo levantamento da minha ancestralidade e me interessa as listas de embarque e desembarquem de navios que vieram com o então Príncipe regente de Portugal, D João VI, em 1808..

    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ítalo, boa tarde,

      Esta é uma questão complicada: não existe sequer certeza quanto ao total de pessoas que acompanharam D. João na turbulenta viagem de 1807/1808. As estatísticas antigas hoje são bastante questionadas, em virtude do embarque feito às pressas, pelo receio da chegada de tropas francesas (como sabe, as comunicações eram, na época, um tanto difíceis). A ideia é que talvez tenha vindo menos gente do que se supunha. De qualquer modo, sabe-se que todo mundo que conseguiu um lugar nas embarcações disponíveis tratou de fugir para o Brasil. Predominavam, além de gente da nobreza, militares e funcionários públicos.

      Outra dificuldade é que, naquele tempo, quando uma família viajava, era geralmente registrado o nome do suposto "chefe de família" e apenas o número dos demais. Quando muito, mencionava-se o primeiro nome da mulher e dos filhos e outros acompanhantes. Isto vale inclusive para muitos dos imigrantes que vieram ao longo do Século XIX. Assim, uma pessoa podia vir com os pais e apenas constar no total de embarcados, sem que seu nome fosse efetivamente registrado. Acrescente-se também o fato de que os costumes quanto à atribuição de sobrenomes eram diferentes dos adotados atualmente, dificultando as pesquisas genealógicas.

      Note, também, que muitos militares, funcionários públicos e comerciantes vieram ao Brasil a partir da vinda da Corte, mas não estiveram entre os que embarcaram com D. João; chegaram algum tempo depois.

      Então, o que você procura não é muito fácil. Se, no entanto, tiver alguma pista quanto ao local de origem de seus ancestrais, talvez você possa fazer uma busca em arquivos paroquiais (em Portugal, claro). Fontes cartoriais, tais como inventários de falecidos, por exemplo, também podem ajudar. Mas, para isso, seria preciso saber alguma coisa quanto a nomes, ano possível de nascimento, etc.

      Desejo a você boa sorte em suas investigações. Se, em algum momento, eu encontrar alguma coisa interessante quanto a este assunto, colocarei um comentário aqui, ok?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.