quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Vestuário delas, há quase um século

Diversão para vocês que leem este blog: estas imagens, publicadas em três edições da revista paulistana A Cigarra, permitem saber como andava a moda, em se tratando de vestuário feminino, há quase cem anos.

1. A legenda desta foto de 1918 dizia:
"Senhoras e senhoritas torcendo no Prado da Mooca, à saída de um páreo das últimas corridas ali realizadas pelo Jockey Club Paulistano." (¹)


2.
No Século XIX, a maioria das pessoas no Brasil achava que esportes não eram para mulheres. Já em 1923, estas jovens tenistas do Estado de Mato Grosso provavam que a mentalidade, aos poucos, iam mudando (para felicidade geral da nação, se é que podemos aplicar a fala de D. Pedro a assunto bem diferente daquele do "Dia do Fico"). A foto foi assim descrita na legenda:
"Fotografia tirada especialmente para "A Cigarra" da bela e valorosa agremiação Sport Club Feminino Corumbá (Mato Grosso)." (²)


3.
Finalmente, modelos de vestidos, publicados em 1930. Explicação para os dois primeiros:
"Singelo vestido de crepe da China, estampado. A saia "godet" comunica-lhe uma discreta amplitude.
Elegante modelo de "jersey" de lã verde-pálido. A blusa se abotoa de lado. As mangas têm "godets" incrustrados."
(³)
Já o terceiro modelo, trazia a seguinte descrição:
"Em "marrocain" celeste, completamente cruzado e fechado por botões de cristal, se nos apresenta este gracioso vestidinho." (³)


Entendam, meus leitores, que os três vestidos são de um tempo em que os tecidos sintéticos ainda não estavam amplamente disponíveis. O que, porém, justificaria um animal morto como
acessório no segundo modelo?

(1) A CIGARRA, Ano IV, nº 84, 30 de janeiro de 1918.
(2) A CIGARRA, Ano X, nº 200, 15 de janeiro de 1923.
(3) A CIGARRA, Ano XVI, nº 364, primeira quinzena de janeiro de 1930. Todas as imagens desta postagem foram editadas para facilitar a visualização neste blog. 


Veja também:

2 comentários:

  1. A pouco e pouco as mulheres foram conquistando o seu espaço - não à boleia, que os vestidos da época pouco deixavam adivinhar dos membros inferiores - mas à custa de si próprias.
    Bela postagem, Marta.

    Fique bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pensarmos, por exemplo, no quanto devia ser estranho para o público masculino que mulheres praticassem tênis há cem anos, teremos uma ideia de quanto houve de mudança ao longo do último século - e do quanto há, ainda, por fazer, não é mesmo?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.