domingo, 3 de outubro de 2010

Fim de festa: Senhores, vamos limpar esta desordem!

Você, leitor, sabe que é ótimo, de vez em quando, reunir os amigos para uma festa. Mas sabe, também, que quando a festa acaba, há um grande trabalho a fazer para "pôr ordem na casa". É a vida!
Agora, pouco depois das 17 horas de domingo, 3 de outubro, as eleições deste ano, ao menos quanto ao primeiro turno, já passaram, e entram discretamente para os domínios da História Contemporânea. Mas, como toda grande festa, deixam seus vestígios, e que vestígios...
Saí para dar uma olhada nas ruas e, como já esperava, há muita sujeira por toda parte: uma infinidade de panfletos tentando convencer eleitores menos convictos, enquanto outros parecem destinados a "ajudar" os descuidados que não prepararam uma lista de seus candidatos. O certo é que a desordem recobre calçadas e ruas.
A propósito, a palavra candidato vem do latim, em referência às togas brancas que os postulantes a cargos públicos usavam e que, na cultura na época, significavam sua plena capacitação para a função pretendida, além de um caráter imaculado, perfeitamente digno da grandeza do Estado romano. É claro que hoje isso já não faz muito sentido. Mas, se é verdade que a legislação eleitoral brasileira anda precisando de alguns ajustes (embora já tenha progredido muito), seria bom incluir nela a obrigação de que os senhores candidatos, após as eleições, providenciem a limpeza das vias públicas. Não, muito melhor seria se essa parafernália eleitoral, que infesta as cidades, nem fosse distribuída, evidenciando o respeito pela decisão dos eleitores na hora do voto, além de dispensar o consumo inútil de tanto papel. Não faria mal a ninguém, iria desonerar a limpeza pública e, diante do povo, demonstraria a seriedade das intenções dos que postulam uma posição como governantes e representantes da nação. Afinal, já houve muito tempo para convencer o eleitorado com propostas realmente inteligentes. Mas, por hora, só resta limpar toda a desordem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.