quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Feliz Natal!

"Não é hoje Natal? Quero hoje viver no pleno repouso do espírito.
Demais, esta janela põe-me em comunicação com a natureza. Como está bonito o dia! É em honra do nascimento do Salvador, não? E virá o desejado de todas as gentes. É do profeta."
Machado de Assis, O Último Dia de um Poeta.

A maioria das culturas, tanto do passado quanto da atualidade, teve ou tem um conjunto de celebrações, algumas alegres (talvez até demais), outras tristes. Todas servem, entre várias razões, para afirmar valores e assinalar a passagem do tempo.
O Natal está chegando. Para nós, ocidentais, tem (ainda) um significado religioso, que parece estar perdendo sentido, não só pelo aspecto comercial que cada vez mais se atribui à data (e não é de hoje...), mas pela própria perda da religiosidade, seja no âmbito pessoal ou social. São mudanças, é fato. Inevitáveis? Não sei. 
Então, a vocês que leem este blog, quaisquer que sejam seus motivos para festejar, desejo um feliz Natal, com familiares, amigos queridos. Com presentes - por que não? - e, em meio a tudo isso, um pouco de reflexão quanto ao sentido da data, que possa resultar em mais solidariedade, respeito e compaixão, coisas de que o mundo necessita com urgência. 


Veja também:

4 comentários:

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.