tag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post2655865462770929240..comments2024-03-18T15:44:27.864-03:00Comments on História & Outras Histórias: Madeira em lugar de carvão nas locomotivas e embarcações a vaporMarta Iansenhttp://www.blogger.com/profile/17925477559060865233noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-27146178648238052782018-08-08T17:48:05.938-03:002018-08-08T17:48:05.938-03:00Olá Donizete, fico feliz porque você gostou do pos...Olá Donizete, fico feliz porque você gostou do post. Obrigada por ler e comentar!Marta Iansenhttps://www.blogger.com/profile/17925477559060865233noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-16218228067097665572018-08-08T15:18:26.983-03:002018-08-08T15:18:26.983-03:00Didático e muito bem fundamentado, gostei bastante...Didático e muito bem fundamentado, gostei bastante.<br />Parabéns! Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02464034099717114877noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-61180004768749419072018-08-08T14:47:43.052-03:002018-08-08T14:47:43.052-03:00Excelente e didática matéria, parabéns!Excelente e didática matéria, parabéns!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05366621740420560825noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-47224882942107344182018-05-22T16:25:08.297-03:002018-05-22T16:25:08.297-03:00Olá, Tiago Fernandes,
Obrigada por visitar o blog ...Olá, Tiago Fernandes,<br />Obrigada por visitar o blog História & Outras Histórias!<br /><br />Apareça sempre por aqui. :-)))Marta Iansenhttps://www.blogger.com/profile/17925477559060865233noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-69916804896989800212018-05-22T15:29:21.322-03:002018-05-22T15:29:21.322-03:00Parabéns pelo texto. Muito interessante.Parabéns pelo texto. Muito interessante.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02678623321578981131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-54800448993996824792017-12-04T13:52:50.402-02:002017-12-04T13:52:50.402-02:00Eu é que agradeço sua visita ao blog. Eu é que agradeço sua visita ao blog. Marta Iansenhttps://www.blogger.com/profile/17925477559060865233noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-79635186337023312952017-12-04T13:19:11.396-02:002017-12-04T13:19:11.396-02:00Obrigado por responder.Obrigado por responder.Wendell P. Machado Cordovilhttps://www.blogger.com/profile/18241506939643417107noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-79143601805726907322017-12-03T09:54:11.457-02:002017-12-03T09:54:11.457-02:00Olá, Wendell,
Obrigada por visitar o blog.
O li...Olá, Wendell, <br /><br />Obrigada por visitar o blog.<br /><br />O livro de Adolpho Augusto Pinto (História da Viação Pública de São Paulo), publicado em 1903, menciona, de passagem, que mata nativa estava sendo derrubada para prover madeira para locomotivas (o que nos permite a conclusão de que seriam as espécies mais comuns entre a vegetação típica de são Paulo). Para evitar esse inconveniente é que foram feitos experimentos com uma variedade enorme de eucaliptos, cujo propósito era encontrar espécies que se adaptassem bem ao Brasil e tivessem crescimento rápido, assegurando um suprimento de madeira para uso ferroviário, sem comprometer as já reduzidas áreas de vegetação nativa no Estado de São Paulo. <br /><br />Não sei se você já esteve na Floresta Estadual de Rio Claro, mas lá é possível visitar uma área extensa, a "Coleção de Eucaliptos", devidamente identificada por espécies, em que se veem exemplares vivos e saudáveis das diferentes variedades testadas no começo do Século XX; existe, também lá, o Museu do Eucalipto, com muita coisa interessante sobre madeiras empregadas em ferrovias.Marta Iansenhttps://www.blogger.com/profile/17925477559060865233noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6568152072853220977.post-28638914123542933192017-12-03T02:55:03.054-02:002017-12-03T02:55:03.054-02:00Olá,muito interessante seu texto.
Gostaria de sab...Olá,muito interessante seu texto. <br />Gostaria de saber se você tem conhecimento sobre as madeiras comumente utilizadas como lenha para queimar como combustível no fim do século XIX. Alguma fonte que você conheça comenta sobre isso?<br /><br />Desde já agradeço, e parabéns pelo texto.Wendell P. Machado Cordovilhttps://www.blogger.com/profile/18241506939643417107noreply@blogger.com