domingo, 9 de janeiro de 2011

Importância do número cem na História

GUERRA DOS CEM ANOS - Travada entre a França e a Inglaterra nos séculos XIV e XV, durou na verdade 116 anos.

OS CEM DIAS - Governo de Napoleão Bonaparte, após sua fuga da ilha de Elba até a renúncia após a derrota em Waterloo. (1º de março a 18 de junho de 1815). Se fizer as contas, verá que são exatamente 110 dias, e não apenas 100.

PASSEATA DOS CEM MIL - protesto de rua ocorrido em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, contra o governo militar que dirigia o Brasil.

CENTÚRIA - Unidade militar da Roma Antiga que tinha 80, e não 100, legionários.

CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Comemorado em 1922, suscitou muitas discussões, pois os gastos com os festejos pareciam impróprios diante da crise econômica que o País atravessava.

SÉCULO - Período de 100 anos em que usualmente se divide o tempo histórico na civilização ocidental.

CEM METROS RASOS - prova de atletismo introduzida nos Jogos Olímpicos em Atenas em 1896, para os homens, e em Amsterdam, em 1928, para as mulheres.

CENTÉSIMO DIA DO ANO - É o dia 10 de abril, se o ano tiver 365 dias, e o dia 9, se for um ano bissexto.

CENTÉSIMA POSTAGEM DESTE BLOG - É a que você acabou de ler!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.